13/01/2017

Planetas alienígenas serão fotografados por chip

Chip será testado no Observatório Nacional Australiano

Um novo chip óptico desenvolvido especialmente para ser usado em telescópios permitirá aos astrônomos obterem uma visão clara de exoplanetas que possam abrigar vida, aqueles na chamada zona habitável de suas estrelas.
Observar diretamente os exoplanetas é essencial para estudar suas atmosferas, em busca de sinais biológicos. Mas é muito difícil enxergar qualquer coisa que não emita luz e que esteja ao lado de uma estrela porque a luz da estrela ofusca tudo.
O que o novo chip faz é remover a luz da estrela hospedeira, permitindo obter uma imagem clara dos planetas ao seu redor.
Ele funciona de forma semelhante aos fones de ouvido dotados de cancelamento de ruído, só que trabalha com luz, em vez de som.

"O chip usa o calor emitido pelo planeta para ver através das nuvens de poeira e ver planetas se formando. Em última análise, a mesma tecnologia nos permitirá detectar o ozônio em planetas alienígenas que poderiam suportar vida," explicou Kenchington Goldsmith, que construiu o chip em parceria com colegas das universidades de Sidney e Nacional Australiana.

Veja mais